Barba,  BARBEARIA,  Barbeiros,  ESTILO DON,  Moda Masculina,  Produtos para Barba

Cinco dicas que todo homem deve saber para ter uma barba de respeito!

É bem provável que você esteja cometendo algum desses deslizes de manutenção da barba. Veja quais são!

Nenhuma barba de respeito é alcançada por acidente. Se você vê um cara cujos bigodes estão bem-arrumados e com aparência saudável, é porque ele está dedicando tempo para fazer desse jeito, é porque ele manja dessa antiga sabedoria de fazer barba. Fazer a barba crescer é uma coisa, a natureza do crescimento da barba é outra, mas a aparência saudável da sua barba é algo que depende completamente de você.

E é claro: homens com barba de respeito também não têm pele seca ou irritada! Conseguir isso por conta própria resume-se a três coisas principais: cuidar das extremidades, aparar conforme necessário e nutrir a pele e o cabelo. Para aprender as melhores maneiras de fazer isso, separamos as dicas de grandes especialistas em barba para te ajudar: Garrett Pike, fundador e chefe de barbearia no Club Barbershop, e Robert McMillen, fundador e gerente de barbeiros da Mildred Barbershop.

Veja 5 dicas que todo homem deve saber sobre cuidados com a barba:

A linha do pescoço da barba deve estar no formato de “U”

Se você nunca se preocupou com isso ou sequer notou que isso é importante, saiba que para ter uma barba de respeito é importante ter uma linha do pescoço em formato de “U” – não importa qual é o comprimento da sua barba, se ela é uma barba de lenhador, uma barba ducktail ou simplesmente uma barba por fazer.

“Pegue o seu dedo indicador e o dedo do meio e os coloque juntos acima do pomo de Adão para determinar a linha de base para a parte inferior da barba”, diz McMillen.

“É interessante definir uma linha a partir deste ponto diretamente no pescoço, com seu aparador de barba ou navalha, e depois aparar os pelos abaixo”.

A seguir, a partir deste ponto acima do Pomo de Adão, raspe um “U” na parte de trás de ambas as orelhas, atrás do queixo.

Cinco dicas que todo homem deve saber para ter uma barba de respeito! Fazendo a barba

A divisão entre a linha do pescoço e o rosto deve ser disfarçada

Para fazer a transição da parte do seu pescoço sem pelos em sua barba – da mesma forma que um barbeiro faz na lateral do seu corte de cabelo para o topo mais cheio – tudo que você precisa fazer é seguir alguns passos simples.

Apare cerca de um centímetro na barba (supondo que a sua barba não seja extremamente grande e espessa). “Isso criará um contraste suave”, diz Pike.

“Depois de aparar, você pode cortar até a metade na linha superior para um contraste mais estável.” O resultado é uma graduação do pescoço até a barba cheia no decorrer de quase 3 centímetros.

Se você está procurando um bom aparelho para se barbear e colocar em prática esses truques, pode experimentar o Philips One Blade. O aparelho foi projetado para não ter a ação das lâminas diretamente na pele e, por causa pontas arredondadas e revestimento deslizante que protege a pele, a lâmina do barbeador se move 200 vezes por segundo, o que é ótimo para você se livrar dos pelos na parte mais inferior do pescoço.

Relaxe seu rosto enquanto apara o seu bigode

É apenas uma pequena faixa de cabelo, mas o bigode merece mais atenção do que você está dando quando se trata de aparar. Um dos segredos para um aparar bem-sucedido, diz McMillen, é “manter uma feição normal de descanso ao aparar, para garantir que o seu bigode fique equilibrado com todas as expressões”.

Pike acrescenta que vale a pena usar uma tesourinha de bigode comum para fazer o serviço, e, além disso, um pente pequeno.

Ele recomenda: “Penteie os pelos do bigode para baixo para determinar quanto comprimento e volume precisam ser tirados. Uma vez que o comprimento foi determinado, o volume pode ser reduzido, penteando os cabelos longe do rosto e removendo a camada superior”.

Cinco dicas que todo homem deve saber para ter uma barba de respeito! Penteando a barba

Uma barba de respeito significa cuidado com a pele

É um fato: para ter uma barba de respeito não tem jeito, você precisa cuidar da sua pele.

Uma pele pouco hidratada, mal lavada e suja pode abrir caminho para infecções, barba irritada, foliculite e outros problemas no rosto. O resultado? Uma barba feia e igualmente mal cuidada.

Por isso, cuide da sua pele! Nós já fizemos um guia completo de cuidados com a pele e de cuidados com a barba, você pode acessar clicando aqui.

Saber quando usar óleo de barba e quando usar balm de barba

O negócio é o seguinte: o óleo de barba age como um agente hidratante e condicionador que pode ajudar a estimular o crescimento e tratar a barba e a pele por baixo.

Por outro lado, a balm de barba é um agente modelador que pode ajudar a adicionar volume e forma a sua barba, e também pode desodorizar e ajudar a bloquear a umidade.

Ou seja: você precisa saber o que você quer e qual é o seu tipo de barba, afinal, enquanto ambos podem nutrir os pelos, o óleo é para suavizar as cerdas e hidratar a pele, e o balm é para modelar e proteger os cabelos contra o desgaste ambiental e a desidratação.

Viu? Assim fica fácil garantir uma barba de respeito!