BARBEARIA

Como cuidar de cabelo colorido?

Jackeline Yukari / Catharine Donnaruma
E como manter a cor de cabelo colorido?

Depois de tingir o cabelo, você pode ficar preocupada com o desgaste da cor, principalmente se tiver escolhido um tom brilhoso ou um efeito arco-íris. Felizmente, você só precisa seguir alguns passos simples para manter os fios brilhosos e vibrantes por muito tempo.

Essas são algumas das perguntas mais frequentes na hora de mudar a cor de cabelo (principalmente cores fantasias): Como vou manter a cor? Vou precisar ficar indo no salão toda semana para retocar?

E para a felicidade de todos é que dá para manter a manutenção da cor em casa, mas é preciso alguns cuidados especiais.

Veja um pouco mais sobre Como cuidar de cabelo colorido:
● Como manter a cor do cabelo colorido?
● Como hidratar o cabelo colorido?
● Como lavar cabelos coloridos?
● Como cuidar dos cabelos com mechas coloridas?
● Barbearia especializada em cabelos coloridos.

Como cuidar de cabelo colorido?

Como manter a cor do cabelo colorido?

Tudo começa na lavagem o uso do shampoo certo é essencial para quem quer manter a cor por mais tempo. Opte por produtos específicos para cabelos coloridos, pois eles não possuem sulfato em sua composição. O sulfato age como um detergente no cabelo, limpando profundamente os fios e retirando toda oleosidade natural e os pigmentos fantasia, fazendo a cor desbotar mais rápido.

Opte por não lavar o cabelo todos os dias (se ele for muito oleoso, o shampoo a seco é uma boa opção para diminuir a frequência de lavagens).

Para lavar os fios, prefira água morna ou fria, pois água quente abre as camadas dos fios, fazendo a cor ir embora mais depressa.

Para ajudar a manter a cor por mais tempo e revitalizar aquele tom que você tanto adora a tonalização em casa pode ajudar bastante. As máscaras pigmentantes e banhos de brilho, são ótimas aliadas para a manutenção da cor em casa. Mas qual a diferença entre os dois?

As máscaras pigmentantes são aquelas que usamos para fazer a sua cor no salão. Podem ser misturadas entre si para obter cores novas a partir das combinações. Ela hidrata enquanto colore, o que ajuda bastante no dia a dia. Lave o cabelo, seque e aplique a máscara pigmentante. O tempo de pausa é de 35 minutos. Enxágue e finalize.

O banho de brilho é ideal para reavivar a cor de forma rápida e fácil. Pode-se aplicar no banho, o tempo de pausa gira em torno de 10 a 15 minutos. Lave o cabelo, tire o excesso de umidade, aplique uma generosa quantidade de banho de brilho no cabelo e deixe o tempo de pausa. Enxágue e finalize como preferir.

Más e na piscina e praia?

Sim, eles vão desbotar a cor. Não é só o cabelo loiro que sofre com os efeitos do cloro. Além de dar o temido efeito “loiro esverdeado” nos fios mais claros, os agentes químicos da piscina também danificam os cabelos e desbotam a cor. Usar um leave in ou condicionador antes de entrar na água ajuda a proteger os fios do ressecamento causado pelo cloro.

Não esqueça de enxaguar a cabeça com água corrente logo após a piscina! Isso ajuda a eliminar os resíduos do cloro e evitar que os danos sejam maiores.
E se você faz natação, não se esqueça da touca!

Como cuidar de cabelo colorido?

Como hidratar o cabelo colorido?

Com a rotina corrida, nem sempre dá tempo de investir em um cuidado mais caprichado com os cabelos, ainda mais os coloridos, que demandam uma manutenção mais regrada. No entanto, é possível hidratar os cabelos em pouco tempo.

A máscara concentrada é uma ótima aliada e só precisa de 3 a 5 minutos do seu dia. Se quiser, faça uma rápida hidratação ainda no banho, duas vezes por semana, trocando o condicionador pelo seu creme de hidratação.

A maior recomendação com relação a hidratação das suas madeixas é que sim! Os cabelos devem ser hidratados semanalmente em casa e a cada 15 dias no salão, pois quanto mais bem cuidado o fio estiver, maior a durabilidade da cor, pois mesmo que você saiba fazer a técnica, o cabeleireiro tem uma visão mais ampla e não vai deixar nenhum fio de fora. Com as camadas do fio fechadas, a cor se prolonga por mais tempo.

É interessante também apostar no cronograma capilar, caso você tenha descolorido o cabelo, ele também precisa de nutrição e reconstrução (além da hidratação). E o cronograma capilar ajuda o cabelo a se recuperar mais rapidamente. Nutrição consiste em repor os lipídeos e óleos naturais do cabelo, já a reconstrução irá repor a massa capilar. Você pode montar seu cronograma em casa ou com o profissional no salão, que saberá os produtos certos para cada etapa.

Indispensável para manter a cor é focar na proteção dos seus fios, que pode ser feita com o uso do protetor térmico e solar.
Aplique o protetor térmico se for finalizar o cabelo com secador, babyliss, chapinha ou difusor. Ele ajuda a proteger o fio das altas temperaturas e alguns no mercado ajudam a diminuir o frizz, manter a escova por mais tempo, etc. Já o protetor solar capilar protege os fios dos raios solares, são indispensáveis na praia, e até no dia a dia, se você passa muito tempo na rua.

Como lavar cabelos coloridos?

Primeiro, escolha um shampoo e condicionador que protegem a cor. Nesse caso, não é qualquer shampoo ou condicionador que servirá para o seu cabelo. Procure produtos formulados especialmente para cabelos tingidos. Eles são mais leves e livres de químicos agressivos que desbotam a cor. Se não souber escolher entre infinitas opções, peça uma sugestão para o seu cabeleireiro.
Use shampoo seco para cabelos tingidos entre as lavagens. Como você não lavará o cabelo com a mesma frequência que lavava antigamente, use um shampoo seco para absorver a oleosidade, dar mais textura e manter os fios com uma aparência e um cheiro fresquinhos.

Verifique se seus produtos são livres de sulfato e álcool. Leia a lista de ingredientes atentamente quando for escolher um shampoo, condicionador, protetor térmico, gel, mousse, spray ou qualquer outro produto de cabelo. Os sulfatos e o álcool desbotam a cor e ressecam os fios – evite qualquer coisa que contenha esses químicos agressivos. Além disso, também é importante evitar qualquer produto que contenha sais ou detergentes, que também afetam bastante a cor.

Como cuidar de cabelo colorido?

Como cuidar dos cabelos com mechas coloridas?

São muitos os métodos para fazer mechas coloridas, mas é preciso atenção para não danificar os fios durante o procedimento. E depois de deixar as madeixas coloridas é necessário manter alguns cuidados.

No tratamento diário de cabelos com mechas é essencial escolher produtos de qualidade. O shampoo sem sal é fundamental para que os fios não fiquem fracos e desidratados. Grande parte das marcas estão investindo nesse tipo de cosmético, o que não torna difícil a sua procura. É importante buscar produtos que tenham indicação para madeixas coloridas, pois possuem mais intensidade química no tratamento do seu cabelo.

Barbearia especializada em cabelo colorido em Campinas

Salões que fazem cabelos coloridos são difíceis de encontrar, ainda mais em cidades do interior. Mas você sabia que a Don Barba Barbearia possui profissionais qualificados para esse procedimento? Se você é de Campinas, vale a pena conferir! Esse processo é delicado e necessita que seja realizado por um profissional.

Agora que você já sabe todas as dicas de como cuidar do seu cabelo colorido, não tem desculpa para não ter um cabelo lindo né?! Seguindo esses passos, você terá o cabelo de diva!