BARBEARIA,  Corte Cabelo,  Corte Masculino

Os 5 cortes masculinos mais feitos em 2021

Preparamos uma lista com alguns dos principais cortes de cabelo masculino que prometem estar em alta durante o ano de 2021.

Os cortes de cabelo masculino em 2021 seguem um padrão interessante. Por causa da pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, muitos homens deixaram de visitar a barbearia cortar o cabelo e barba com frequência.
Com isso, duas vertentes surgiram. Aqueles que começaram a apostar em cortes de cabelo masculino mais compridos/ volumosos e aqueles que, sozinhos no home-office, desencanaram de vez de ter um cabelo comportado.

Além disso, muitas tendências de cortes de cabelo masculino do ano passado, ainda seguem firmes. Com o convívio social limitado dos últimos tempos, muitas poucas novidades foram apresentadas no mercado.

Na hora de escolher o corte de cabelo certo pra você é comum que uma das principais dúvidas seja entender qual o comprimento ideal dos fios, afinal isso ajudará a entender como fazer os cortes durar um bom tempo e te manter com um estilo refinado e preciso.

Vamos conversar sobre o tamanho ou corte ideal que o cabelo deve ter, o formato de rosto que se beneficia com cada tipo e ainda dar algumas dicas de produtos que vão te ajudar a chegar num visual coeso e arrumado.

Antes de começar a falar de tamanho de cabelo, é legal de pontuar como a medição desse comprimento é feita de maneira diferente entre homem e mulher: Enquanto a mulher o cabelo curto é o que cai até as orelhas ou queixo, o corte de cabelo masculino curto é o que nem chega a cair, os fios costumam ter no máximo quatro dedos. O mesmo acontece com o cabelo médio: a mulher, é o que vai até os ombros, já o do homem pode ser tanto até o queixo quanto até os ombros. Já o cabelo longo é o mais parecido entre os dois, pois assim que ele passa do ombro já é comprido, independente do gênero.


Corte de cabelo Social Longo

O corte social é uma tendência que vem forte nos últimos anos e ainda está em alta em 2021. Com as laterais curtas, volume no topo, com uma aparência mais uniforme possível. Sem muito espaço para degradê ou riscas de navalha. Pode apostar no clássico, conhecido, com a franja curta, ou em um visual despojado, com franja comprida.
Uma das variações desse clássico da moda masculina é o cabelo todo comprido. A ideia, aqui, é deixar o seu cabelo crescer até o ombro (ou perto disso) e pedir para o barbeiro repicar os fios, trazendo textura e volume ao corte. Você pode pentear de duas maneiras: com caimento natural ou jogando os fios todos do mesmo lado.
O toque final é deixar o cabelo “cuidadosamente desarrumado”. Isso traz muita personalidade ao visual.
Nessa fase, o cabelo comprido é um charme a parte, e encontrar os melhores cortes de cabelo masculino ajuda a valorizar o visual.

Esse é um tipo de corte que favorece os homens de cabelos cacheados a ondulados.

Os 5 cortes masculino mais feitos em 2021


Cabelo raspado


Existiram dois tipos de homem durante o isolamento: os que deixaram o cabelo crescer e os que rasparam de vez. Muitos dos que rasparam, pegaram o gosto por cortar o cabelo em casa e agora seguem com o cabelo raspado, também chamado de buzzcut em inglês.
O cabelo raspado, é um clássico atemporal dos cortes de cabelo masculino e em 2021 nada mudou. Uma grande vantagem dele é a manutenção fácil no dia a dia. Se quiser deixar seu buzzcut mais atual, peça um degradê ao barbeiro. Fica moderno do que adotar o mesmo pente no cabelo inteiro.

Os 5 cortes masculino mais feitos em 2021

Slickback

Se já acompanhou a série Peaky Blinders, já deve ter reparado no cabelo estiloso de um dos personagens, Arthur Shelby. Trata-se de um slickback, que vem bombando nos últimos tempos. A ideia é fazer uma base de undercut, como no primeiro corte da nossa lista, com as laterais baixas.
Mas no slickback, os fios de cima devem ser bem compridos e penteados para trás.
Temos uma dica pra você: Precisará de um modelador com alto poder de fixação, e manter o penteado no lugar ao longo do dia.

Os 5 cortes masculino mais feitos em 2021

Fade Undercut
Entre os cortes de cabelo masculino, este aqui é o mais versátil e popular de todos: o undercut com fade. Os fios laterais (e na parte de trás) ficam baixinhos, com um degradê vertical na máquina. Já a parte de cima é mais volumosa, aparada na tesoura. O tamanho cabe a seu gosto escolher. É uma aposta perfeita.
O undercut masculino é basicamente um corte em que a nuca e as laterais da cabeça são raspadas, mantendo um volume maior no topo da cabeça.

Uma de suas variações é o corte de cabelo masculino razor part, que é caracterizado por uma divisão — feita com navalha — entre a lateral e o topo.

Muito versátil, o corte permite uma série de variações, se adaptando a diversos estilos, ou seja, é possível fazer undercut em cabelos crespos, lisos ou cacheados.

Ideal pra quem curte ter cabelo comprido, o undercut longo é perfeito para aqueles que querem ousar um pouco no visual.
A modelagem é o toque final de qualquer corte. Com isso, utilize produtos de qualidade e garantir um visual alinhado.

Cabelos médios e longos, podem ser usados para o lado, para trás, e até mesmo amarrado, em um famoso coque samurai.

No caso de um corte undercut masculino militar, que tem os fios do topo mais curtos, pode utilizar gel, pomada ou cera de média fixação.

Além de manter o penteado arrumado, esse tipo de produto permite certa maleabilidade para que possa dar aquela ajeitada ao longo do dia.
Já se você quiser garantir que o seu penteado se mantenha impecável o dia todo, pomadas ou ceras de alta fixação são recomendadas.

Os 5 cortes masculino mais feitos em 2021

Bônus – Cabelo Colorido

Uma das principais tendências para os cortes de cabelo masculino para 2021 são as cores. Algo que já é “comum” para as mulheres, está sendo cada vez mais implementado em cabelos masculinos e vencendo as barreiras do machismo/ conservadorismo em cima dos cortes de cabelo masculino.

Na hora de renovar o estilo, uma coisa muito comum entre as mulheres é mudar o penteado ou a cor dos cabelos, não é verdade? Você deve ter alguma amiga, parente ou conhecida que na hora de se reinventar apostou em tingir o cabelo, seja de cores tradicionais, como moreno, loiro ou ruivo, ou até as modernas e ousadas, como os cabelos coloridos azuis, verdes, roxos e rosas! Mas uma tendência um pouco recente é de homens entrando nessa onda e ousando na hora de mudar os fios.

Dentro dos cabelos coloridos, uma tendência que se mostra em destaque está no contrate de cores. Pintar uma parte do cabelo de colorido e outra não ou apostar nas laterais curtas na cor natural e o topo do cabelo platinado.
O ideal antes dessa mudança é buscar muitas referências e entender o tom certo que você busca! Vale levar junto na hora de encontrar o profissional que vai te atender.
Existem algumas variações na hora de ter cabelo colorido masculino, então vamos te mostrar rapidamente elas para te ajudar a escolher. Separamos alguns exemplos e te ajudar a escolher!

– Mechas

Se quer tentar esse visual divertido mas quer aderir aos poucos é uma boa tentar mechas primeiro, onde apenas alguns fios vão ser descoloridos e tingidos, de acordo com sua escolha. É também uma boa opção para testar cores com mais facilidade e não precisar investir muito em manutenção, já que se tratará de menos fios.

– Degradê

O estilo degradê, consiste em adotar uma variação de um tom, indo de claros a mais escuros, e criando um efeito único e personalizado. Essa é uma boa caso não queira ficar dependente de só uma cor, variando de acordo com suas opções preferidas. Normalmente os caras que adotam esse visual preferem fazer um efeito “fantasia”, com tons pastel. O que você acha?

– Cor no topo

Se você é adepto do undercut, fade ou razor part pode fazer parte desse movimento, é só descolorir e tingir apenas o topo do cabelo, deixando as laterais do jeito que estão. Claro que não são só esses cortes de cabelo masculino que podem aderir a essa opção, mas vale entender a fundo como seria essa coloração e o quanto destacaria da cor dos lados.

Os 5 cortes masculino mais feitos em 2021

– Todo colorido

Se quer entrar de cabeça nessa, também vale tingir o cabelo inteirinho! Isso vai exigir alguns cuidados especiais, mas o efeito é visivelmente muito diferente e divertido!

Agora que conhece um pouco desses cortes de cabelo masculino em 2021, pode escolher os melhores cortes de cabelo masculino que agradam e se encaixam no seu gosto, afinal entender qual o corte que combina com você e seu tipo de cabelo é uma etapa fundamental garantir que você conseguirá manter o formato durante sua rotina. Isso impacta tanto na capacidade dos fios de se livrar de pontas duplas até a capacidade que seu couro cabeludo terá de irrigar todo o cabelo e evitar fios danificados.
A escolha é sua, claro, e temos certeza que você sabe valorizar o seu visual.

Catharine Donnnaruma